quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A rota das especiarias


"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

Massala, uma mistura de especiarias que empresta á cada prato um sabor único, exótico e surpreendente. Ao massala é meu primeiro Blog, já que nunca tive muita paciência para este tipo de empreitada, mas quando um amigo sugeriu a criação de um blog sobre cozinha eu pensei: é isso! Vai ser ótimo! (até mesmo porque eu só lia o conteúdo de blogs sobre cozinha).

Comecei a cozinhar muito cedo, sob influência de meu avô paterno que era sócio de um restaurante tradicional de minha cidade, cuja especialidade era a cozinha italiana e possuia um pudim de leite incrível (estou com água na boca de lembrar).

Eu era bem pequeno, com meus 4 anos, quando corria pelos corredores do restaurante e visitava o lugar mais impressionante: sua chaminé!

Todos os dias meu avô me trazia morangos com chantilly, sobremesa que eu curto demais até hoje. Há algo de freudiano em minha experiência com minha cozinha, ou estou delirando?

O amor pela cultura indiana quando eu era ainda criança trouxe uma certa inquietação em relação à cozinha daquele país.

Fui aos poucos aprendendo seus princípios, enquanto um universo de sabores e perfumes se descortinava diante de mim.

Com 14 anos de idade iniciei meus primeiros trabalhos, indo até a casa das pessoas e cozinhando, criando um ambiente com música indiana, tecidos e sabores. Desde então nunca mais pude parar.

Em qualquer local que eu chegava eu acabava parando na cozinha, ora cozinhando um prato tradicional da Índia, ora brincando, misturando ingredientes de diversas cozinhas e levando à mesa um pouco de uma inspiração momentânea, um arroubo, que surpreendentemente satisfazia as pessoas, que já me faziam um segundo convite.

Me especializei em 15 anos de estudos e ensaios, em cozinha indiana, mas amo brincar com gastronomia de uma forma geral e esta brincadeira acaba em trabalho. Ao longo destes anos fui coletando receitas, levando uma a uma à mesa, hoje tenho cerca de 200 pratos testados,e modestamente, aprovados.

Hoje fico surpreso com estes 15 anos sofisticando as relações entre as pessoas, emprestando um uma nova atmosfera aos diversos banquetes de aniversários, presenteando os amigos, compartilhando e vivendo algo que para mim é muito especial.

Claro que nem tudo foram flores, salguei, queimei, desandei, esqueci, aguei... desenvolvi experiência. Hoje procuro me concentrar no que faço e não confiar tanto na memória, para evitar erros. Erros que podem ocorrer, basta uma simples desatenção.

Cozinhar para 10 pessoas não é igual cozinhar para 140, hoje deixo sempre claro isso para quem contrata minha cozinha. Apresento com coerência pratos que possam servir uma quantidade razoável de pessoas, e também àqueles que servem dezenas de pessoas, sem que percamos qualidade e tempo.


A cozinha indiana é uma cozinha muito elaborada, cada prato passa por inúmeros processos até sua finalização, permite que fiquemos mais tempo em torno do fogão e para mim esta é uma das partes mais saborosas, a troca com as pessoas.

A cozinha altera o emocional das pessoas, fico fascinado com a fisionomia das pessoas, suas expressões, durante a degustação, a descoberta de um prato. Essa simplicidade contida na cozinha é o que me encanta, cozinhar é compartilhar, tocar, extasiar.

Criei este blog, sinto que tardiamente, para compartilhar um pouco algo que é muito particular, minhas vivências com a cozinha. Tardiamente porque nesta primeira postagem sinto o quanto será prazerosa esta tarefa. "Muito particular" porque não há uma cozinha igual à outra, cada cozinha é única e tem um pouco da identidade do chef.

2 comentários:

Soraia Kreischer disse...

Fábio, parabéns!!
Como sempre, tudo que você faz ou toca fica fantástico. Seu blog está gostoso (em todos os sentidos...) de acompanhar. Em breve estarei experimentando suas deliciosas receitas!

Diogo disse...

MUito LIndo FABIO !!!!

Como como como como como hauhauahuahauahuaaahauhauaua !!!!!