quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Schiacciata Toscana


Como uma amiga muito especial acaba de retornar da Itália, aqui vai minha humilde homenagem e brinde à sua amizade. Tatiana Fantinatti é daquelas pessoas que compartilham momentos únicos com você, momentos simples e fartos de beleza. Leituras, canções, caminhadas e boas gargalhadas... sei que o mais coerente seria eu colocar aqui uma receita bem brasileira, mas não há como, só penso neste pãozinho desde que a Tati foi para a Itália, mais que uma receita, é um desabafo!!!

Como eu deliro com este pão resolvi colocar aqui sua receita, eu gosto de derramar azeite em um prato e ir limpando o prato com o pão.

Alguns queijos e conservas também ficam perfeitas com este prato, muitos restaurantes já servem esta delícia, mas coloque a mão na massa e deixe sua cozinha ser perfumada por ele!!! Não vai haver pãozinho de alecrim e sal grosso melhor que o seu, vai por mim!

A schiacciata Toscana, um pão achatado do tipo da pizza, é geralmente apenas salpicada com azeite e sal grosso, mas também pode ser aromatizada com alecrim ou salva. E semelhante à focaccia da Ligúria, sobre a qual se espalham finas rodelas de cebola ou azeitonas.
15 g de fermento fresco ou 1 pacotinho (7 g) de fermente seco ½ xícara 1,25 (dl) de água tépida 4 xícaras de farinha 3 colheres de sopa de azeite extra virgemFolhas de 1 pé grande de alecrim fresco Sal grosso
- Dissolva o fermento em água tépida e deixe ficar durante 10 minutos. Faça um monte com a farinha sobre uma superfície de trabalho e abra uma cova no centro. Deite aí o fermento dissolvido e junte-lhe água suficiente para fazer uma massa macia. Amasse-a até ficar lisa e elástica, durante 10 minutos, pelo menos. Molde-a em bola. Polvilhe com farinha o interior de uma tigela grande. Coloque a massa na tigela e cubra-a com um pano limpo. Deixe ficar num lugar quente até ter duplicado de volume.- Volte a amassar rapidamente a massa. Estenda-a sobre uma chapa de ir ao forno levemente enfarinhada, na forma de um círculo com cerca de 1 cm de espessura. Deixe crescer de novo durante 30 minutos. Pincele a superfície com azeite e polvilhe com alecrim e sal grosso. Leve ao forno previamente aquecido a 230C até ficar de um castanho-dourado. Deixe arrefecer ligeiramente antes de servir.

Nenhum comentário: